CARRER, Ana Carolina A. "Eles não usam Black-Tie": Uma análise sobre o conflito entre o pessoal e o coletivo. 2012. 38 p. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2012.

Autor(a): CARRER, Ana Carolina Athayde

Título: Eles Não Usam Black Tie”: Uma análise sobre o conflito entre o pessoal e o coletivo

Ano: 2012

Orientador(a): Prof. Alexandre Nicolae Muscalu

Palavras chave: Cinema; Teatro; Ditadura militar; Movimento operário; Família.

Referência bibliográfica: CARRER, Ana Carolina A. "Eles não usam Black-Tie": Uma análise sobre o conflito entre o pessoal e o coletivo. 2012. 38 p. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2012.

Resumo:
Este trabalho irá retratar o tema da ditadura militar brasileira através da obra teatral e cinematográfica: “Eles Não Usam Black Tie”. Esta obra teve início no teatro, no ano de 1958. A princípio, criticava a ditadura feita por Getúlio Vargas (1934-1945), mostrando as práticas repressivas que o governo praticava contra seus opositores. O longa-metragem foi produzido em 1981, mais de vinte anos depois. Baseava-se na peça, porém o objetivo de sua crítica mudou. Seu foco agora era retratar a vida operária na época da ditadura militar. O filme reúne alguns dos principais atores brasileiros, entre eles: Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves, Bete Mendes e Gianfrancesco Guarnieri (autor e diretor do filme e da peça, que também atuou em suas produções). Este trabalho tem como principal objetivo explorar a obra cinematográfica, analisando-a e comparando-a com seu contexto histórico.

Clique aqui para visualizar e/ou baixar o arquivo em formato PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário