BORRUT, Julien Serrigny Borrut. O impacto econômico, social e político de sediar um evento esportivo de grande porte. 29 f. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2008.

 Título: O impacto econômico, social e político de sediar um evento esportivo de grande porte

Autor(a): Julien Serrigny Borrut


Ano: 2008


Orientador(a): Ricardo Francisco


Palavras chave:


Referência bibliográfica: BORRUT, Julien Serrigny Borrut. O impacto econômico, social e político de sediar um evento esportivo de grande porte. 29 f. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2008.


Resumo: Desde o surgimento do ser humano, atividades que envolvem velocidade, força e inteligência já faziam parte da vida do homem. Porém os primeiros registros de disputas esportivas datam de aproximadamente 5 mil anos atrás. Um dos eventos mais antigos e populares no mundo é a Olimpíada. Nos Jogos Olímpicos antigos apenas homens de países próximos à Grécia participavam do evento, que contava com apenas alguns esportes que não exigiam muita infraestrutura, como provas de corrida. Porém em aproximadamente 2500 anos as coisas mudaram muito; o esporte Olímpico não é mais algo amador, pois atualmente muitos atletas podem sobreviver apenas do esporte, dedicando seu tempo aos treinos e campeonatos. Além disso existem campeonatos mundiais que envolvem atletas d países de todos os continentes. Os eventos esportivos de grande porte, impulsionados pelos avanços tecnológicos, evoluíram muto e passaram a envolver grandiosos investimentos. Tais investimentos não envolvem apenas campeonatos e torneios; aspectos políticos e sociais também passaram a influenciar a organização dos eventos. Nas últimas Olimpíadas, por exemplo, muitas obras de infraestrutura foram feitas pensando nos benefícios que poderiam ser oferecidos para a população das cidades sedes. Aos longo do trabalho iremos desenvolver mais o aspectos econômicos, sociais e políticos envolvidos na organização dos eventos esportivos de grande porte.


Clique aqui para visualizar e/ou baixar o arquivo em formato PDF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário