Título: Movimento Antimanicomial: quebrando preconceitos
Autor(a): Beatriz Elson Leitão Possebon
Ano: 2008
Orientador(a): Luis Fernando Weffort
Palavras chave: Movimento Antimanicomial, saúde mental, saúde, social
Referência bibliográfica: POSSEBON, Beatriz Elson Leitão. Movimento Antimanicomial: quebrando preconceitos. 19 f. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2008.
Resumo: É proposto pelo Movimento Antimanicomial a transformação do modelo assistencial em saúde mental e construir um novo estatuto social para o louco: o de cidadão como todos os outros.
Foi e 1987 que nasceu o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, iniciando-se com um posicionamento dos trabalhadores da saúde mental no sentido de negar o manicômio como forma de tratamento, propondo novas alternativas terapêuticas ao indivíduo portador de transtornos psíquicos. A partir disto, o Movimento tem participado de iniciativas políticas de elaboração, discussão de Projetos Legislativos e de ações governamentais em tentativas de criar políticas de saúde mental que prestem ao portador de transtornos psíquicos o respeito e a cidadania que merecem.
Temos como objetivo apresentar as diferentes dimensões do Movimento Antimanicomial, mostrando algumas dificuldades e desafios dessa dinâmica movimentalista que acompanha as contradições e exigências do mundo social.
Clique aqui para visualizar e/ou baixar o arquivo em formato PDF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário