VALENÇA, Raquel. Como medir o Universo: da Lua às galáxias do céu profundo. 87 fl. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2017.

Título: Como medir o Universo: da Lua às galáxias do céu profundo.

Autor(a): Raquel Ruiz Valença


Ano: 2017


Orientador(a): Caio Ferrari de Oliveira


Palavras chave: Distâncias; Estrelas; Sol; Lua; Galáxias; Astronomia.


Referência bibliográfica: VALENÇA, Raquel. Como medir o Universo: da Lua às galáxias do céu profundo. 87 fl. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2017.


Resumo: Na Astronomia, as medidas de distância têm uma grande importância, pois fornecem ferramentas para a criação de modelos e para o entendimento da idade e estrutura do Universo. O objetivo deste trabalho é investigar como são feitas as medidas de distância em astronomia, desde as primeiras medidas realizadas pelos Gregos até as medidas feitas atualmente. A pesquisa se inicia com a análise dos métodos de geometria plana utilizados na Grécia Antiga para que as distâncias até a Lua e até o Sol fossem estimadas, assim como uma apresentação dos instrumentos usados para essas medições. Em seguida, efeito um estudo dos métodos de medida das distâncias dos planetas na transição do modelo ptolomaico para o modelo copernicano do Sistema Solar. Por fim, foi possível a análise de novos métodos que surgiram com o desenvolvimento tecnológico, que permitiram a medida de distâncias de estrelas dentro da Via Láctea e, em sequência, de distâncias intergalácticas.


Clique aqui para visualizar e/ou baixar o arquivo em formato PDF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário