Título: Agrofloresta, meio ambiente e sociedade: uma análise dos sistemas agroflorestais e agricultura sintrópica de Ernst Gotsch.
Autor(a): Dora Calábria Arruda
Ano: 2020
Orientador(a): Tiago Fuoco
Palavras chave: Agroecologia; Sustentabilidade; Meio ambiente; Sistemas agroflorestais; Sintropia; integração.
Referência bibliográfica: CALÁBRIA. Dora. Agrofloresta, meio ambiente e sociedade: uma análise dos sistemas agroflorestais e agricultura sintrópica de Ernst Gotsch. 21f. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2020.
Resumo: O presente estudo vem com uma necessidade de analisar um sistema de agricultura sustentável. Numa sociedade onde a agricultura convencional toma conta da terra, o desmatamento é um dos problemas ambientais mais graves da atualidade, além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus elementos, incluindo os ecossistemas, afetando também a sociedade. É preciso reverter esse quadro antes que seja tarde demais. O sistemas agroflorestal vem como uma alternativa para a agricultura convencional. Esse sistema imita a dinâmica da natureza, combinando o plantio de espécies florestais com cultivos agrícolas para consumo e comercialização. O objetivo é um maior aproveitamento dos recursos naturais, como solo, água e luz. Para compreensão desse sistema, foi estudado o conceito de agroecologia, os sistemas agroflorestais e a agricultura sintrópica de Ernst Gotsch, agricultor e pesquisador - conhecido como o pai da agrofloresta.
Clique aqui para visualizar e/ou baixar o arquivo em formato PDF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário