RAINHO, Ana Carolina. Comic books: O mundo ocidental quadro a quadro. 2012. 38 p. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2012.

Autor(a): RAINHO, Ana Carolina Nemézio

Título: Comic books: O mundo ocidental quadro a quadro

Ano: 2012

Orientador(a): Prof. Alessandro Alves da Silva

Palavras chave: Quadrinhos; Personagens; Sociedade; Décadas; Heróis; Vilões.

Referência bibliográfica: RAINHO, Ana Carolina. Comic books: O mundo ocidental quadro a quadro. 2012. 38 p. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2012.

Resumo:
Esta monografia estudou o tema dos quadrinhos com ênfase nos de super-heróis, analisando como uma história e um personagem conseguem absorver e transmitir valores culturais presentes em sua época de lançamento. O objetivo desse trabalho é analisar como os quadrinhos se tornaram um meio de entretenimento e de que maneira tal sucesso permitiu a ascensão de discussões políticas e sociais a
partir desse gênero literário. O primeiro capítulo da monografia aborda a criação, a consolidação, o mercado e as principais editoras, além de representar como são os leitores dos quadrinhos. Isso é feito seguindo uma cronologia que vem desde a Era das Cavernas até os dias atuais, apenas citando e indicando narrativas, autores e personagens. É mostrada em formas de gráficos e textos a relação entre a economia e o mercado em torno desse gênero, como os de faturamento e market share de cada
editora. O segundo capítulo é inicializado com a definição sobre o que é um herói, anti-herói e um vilão, exemplificando cada categoria com personagens. O segundo subcapítulo trata-se de uma compilação de história onde é explicada a formação e importância de um personagem ou um grupo a partir de uma lineralidade histórica. Além disso também é abordado o porquê de tal grupo ou personagem ser inovador ou importante, estudando-se suas características físicas e psicológicas.Aqui aprofundei-me nos personagens Homem de Ferro e Surfista Prateado, na equipe X-Men e nas duas edições da revista O planeta dos Condenados. Já o terceiro subcapítulo fala sobre o selo Vertigo da editora DC Comics e a razão para ela ser separada do ramo mais comercial e famoso da editora. No terceiro capítulo é concluído como um personagem e uma equipe de produção das histórias em quadrinhos se relacionam e conversam com o cenário em que foram introduzidos, e em como essa representação é aceita pela sociedade do mundo ocidental e o que ela significa para o público que a lê. Para tal pesquisa foram acessados sites eletrônicos especializados no assunto como o Pipoca e Nanquim e Omelete, além de histórias em quadrinhos e livros didáticos como Marvel Encyclopedia e DC Chronicles: Year by year a visual chronicle.

Clique aqui para visualizar e/ou baixar o arquivo em formato PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário