LEME, Letícia Furlan. A fábrica de ilusões: uma análise das relações entre propaganda e cultura. 2012. 38 p. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2012.

Título: A fábrica de ilusões: uma análise das relações entre propaganda e cultura.

Autor(a): LEME, Letícia Furlan.

Ano: 2012

Orientador(a): Prof. Luís Fernando Weffort

Palavras chave: Propaganda; História; Padrão; Moral; Valores.

Referência bibliográfica: LEME, Letícia Furlan. A fábrica de ilusões: uma análise das relações entre propaganda e cultura. 2012. 38 p. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2012.

Resumo: 
A propaganda é um fenômeno cada vez mais presente na vida das pessoas e quase sempre lembrada por sua face persuasiva. Embora não seja sua principal função, a propaganda pode também ter um valor histórico na sociedade, sendo capaz de fazer e refletir a história. Ao mesmo tempo, pode também moldar a sociedade, introduzindo novos padrões de comportamento favoráveis à venda de determinados produtos. A monografia pretende investigar o papel da propaganda na sociedade, analisando-a sob este duplo aspecto citado: documento histórico e agente transformador. Usando fontes como livros, sítios eletrônicos e anúncios comerciais, a monografia foi dividida em três capítulos, tendo o primeiro a incumbência de situar a propaganda na história; o segundo tem como finalidade a função que a propaganda exerce ao mudar padrões e valores da sociedade e, por último, o terceiro capítulo, que pontua o que a propaganda vende afinal. Em todos os capítulos há a análise de propagandas, relacionando-as a seus contextos e suas ideias.

Clique aqui para visualizar e/ou baixar o arquivo em formato PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário