VIZOTTO, Julia Oliveira. Clássicos infantis, por trás do encantado. 2012. 48 p. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2012.

Título: Clássicos infantis, por trás do encantado.

Autor(a): VIZOTTO, Julia Oliveira.

Ano: 2012

Orientador(a): Profª. Joana Marques Ribeiro

Palavras chave: Conto de fadas; Criança; Literatura infantil; Releituras.

Referência bibliográfica: VIZOTTO, Julia Oliveira. Clássicos infantis, por trás do encantado. 2012. 48 p. Monografia – Ensino Médio, Colégio São Domingos, São Paulo, 2012.

Resumo:
Não há como negar a presença em nossa imaginação das estórias que escutávamos antes de dormir, quando crianças. Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, O gato de botas, O Barba Azul, dentre outras, são estórias que ultrapassam a realidade e, ao mesmo tempo, permanecem em nosso íntimo, nos encantaram e encantam até hoje. Esta monografia propõe-se a desenvolver um estudo sobre os clássicos da literatura infantil, buscando aprofundar o conhecimento sobre o gênero e os sentidos simbólicos presentes nos contos de fadas. Assim, será possível demonstrar, neste trabalho, a importância da leitura de tais textos para a formação intelectual do jovem. Inicialmente, trataremos do conceito do que seria uma literatura voltada para crianças, através de uma linha do tempo que se inicia pelo mito oral e chega aos dias de hoje. Em seguida, será realizada a leitura e análise de dois contos: Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, em que destacaremos a estrutura dos contos e, principalmente, o caráter simbólico dessas estórias, ou seja, os níveis de leitura que não percebemos superficialmente. Por fim, a proposta será refletir sobre como os contos de fadas originais são relidos e reinterpretados por obras atuais produzidas pelo cinema, por animações e por histórias em quadrinhos. O objetivo do trabalho, dessa forma, será demonstrar a importância das obras literárias infantis na formação não somente das crianças, mas do imaginário de nossa cultura.

Clique aqui para visualizar e/ou baixar o arquivo em formato PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário